Cases

Estudos de casos em várias industrias

ESTUDOS DE CASO

Melhorias na Manutenção e Aumento de Produção

CONTEXTO

A estratégia do cliente era de crescimento (média de 18% a.a.) e demandava importante aumento da capacidade de produção. 

OPORTUNIDADE

A operação já ocorria em 3 turnos e  em 3 linhas de produção,  A 4ª. linha se encontrava ainda em processo de montagem. O crescimento não poderia esperar e, como solução paliativa, eram constantes as horas extras, inclusive trabalho aos domingos. Como efeitos colaterais, esta prática tinha impactos na qualidade de vida dos colaboradores, na qualidade da manutenção industrial e nos custos.

PROJETO

As análises de dados, entrevistas e observações de campo sugeriam poder aumentar a capacidade de produção entre 8% e 15%. Como metas secundárias, definiu-se afastar a necessidade de introduzir um 4º. turno de trabalho, reduzir desperdícios nos processos de produção, melhorar a utilização e o  aproveitamento dos ativos e ainda postergar a necessidade de entrada em operação da linha 4. Para o alcance destas metas, desenhou-se um projeto de 20 semanas, nos departamentos de Produção, Manutenção Mecânica e Manutenção Elétrica.

ABORDAGEM

A preparação para o processo começou por avaliar o ambiente gerencial, para poder definir um conjunto de sessões de capacitação personalizado. Em paralelo, fez-se o diagnóstico apurado das práticas de Manutenção vigentes, fator crítico para o alcance da meta de produção. A execução propriamente dita seguiu esta linha:

  • Observação
  • Mapeamento 
  • Entendimento
  • Redesenho
  • Capacitação
  • Implementação 

Aumento de Produção

     FATORES CRÍTICOS

  • Envolvimento pleno da liderança
  • Comprometimento integral do gestor do projeto
  • Espírito construtivo
  • Perseverança
  • Transparência

     RESULTADO

  • Produção aumentada em 36%. Considerando a existência de 3 linhas, a melhoria equivaleu a uma quarta linha.
  • Manutenção eficaz e adequada instalada
  • Ambiente gerencial transformado
  • Gestores desenvolvidos individualmente

Aumento de Produção e Melhorias na Manutenção com Redução de Perdas

CONTEXTO

O cliente estava insatisfeito com a lucratividade da unidade de negócios em questão e tinha clareza de que a raiz da problema era o desperdício ocasionado pelo funcionamento irregular das linhas de produção. 

OPORTUNIDADE

Visitação às áreas, entrevistas com o pessoal envolvido e com a liderança maior da empresa trouxeram evidências de que o potencial de redução dos desperdícios era muito grande, através da melhoria dos processos de Produção e de  Manutenção e da capacitação intensiva dos gestores.

PROJETO

O primeiro passo foi definir os indicadores das diferentes perdas e os potenciais de melhoria. Em seguida, abertas frentes de diagnóstico das práticas de manutenção e, em paralelo, diagnóstico e entendimento das causas raiz das perdas. As metas foram inicialmente adotadas apenas qualitativamente e, para o seu alcance, desenhou-se um projeto de 48 semanas, nos departamentos de Produção e de Manutenção.

ABORDAGEM

A abordagem seguiu a linha clássica: primeiro os diagnósticos de Ambiente Gerencial, práticas de Produção e de Manutenção e em seguida a implementação.

Aumento de Produção com Redução de Perdas

          FATORES CRÍTICOS

  • Consultores com profundo conhecimento 
  • Envolvimento da liderança
  • Persistência na busca de melhores resultados
  • Comprometimento dos líderes da empresa
  • Espírito construtivo
  • Transparência

 RESULTADO

Durante o projeto, as perdas foram reduzidas à metade e, 1 ano após o seu término, as próprias equipes do cliente reduziram as perdas novamente à metade, significando um ganho anualizado estimado em 10,6 MR$. 

Reorganização de Informações para Apoio à Tomada de Decisão​

CONTEXTO

A empresa, em constante expansão de vendas, enfrentava dificuldades em visualizar os resultados das ações comerciais, não só pela maneira como estavam acostumados, mas por uma grande dificuldade na elaboração das informações pelo seu departamento de TI. Pelo enorme aumento das vedas devido ao lançamento de novos produtos, extrair informações consistentes e precisas se tornou muito mais difícil, complicando as análises de rentabilidade sobre as vendas efetuadas e a tomada de decisões executivas.

OPORTUNIDADE

Implantar um sistema de análise de resultados que permitisse acelerar a tomada de decisões baseadas em dados e fatos consistentes sobre todas as operações comerciais, de produção, financeiras e logísticas.

PROJETO

O desafio foi o de mecanizar e automatizar a organização dos dados existentes em um conjunto coeso de indicadores, gerando o novo modelo analítico de avaliação, para conhecimento de todos os fatores que interferiam negativamente nos resultados operacionais. O trabalho envolveu a equipe de gestores na condução das ações apropriadas para cada tipo de resultado obtido. A equipe de vendas passou a ser orientada para conduzir cada pedido ao seu melhor estágio de eficiência comercial. Houve também redução importante em custos logísticos e outros ligados à manutenção de processos antigos e desatualizados Após 4 meses de trabalho, o comando executivo passou a ter mais confiança na ação das equipes comerciais, não somente internas, mas também Distribuidores e Representantes.

ABORDAGEM

Foi elaborado um plano de trabalho que consistiu em promover primeiramente o desenvolvimento de um novo formato para análise e visualização dos resultados para todas as linhas de produtos. Esse novo padrão questionou de maneira positiva a maneira com a qual a empresa costumava avaliar sua performance operacional, desde a produção até os aspectos comerciais. Com esse trabalho conseguiu-se a identificação precisa e com clareza de detalhes sobre os reais resultados existentes e seus indicadores de performance. Uma vez identificados os “vilões” que afetavam os resultados, foi criada uma metodologia de preparação das informações para o novo formato de análise dos resultados.

Reorganização de Informações para Apoio à Tomada de Decisão

       

          FATORES CRÍTICOS

  • Total suporte da alta gestão para mudança de critérios nas avaliações de resultados.
  • Dificuldades de entendimento da área de TI quanto ao tipo de análises necessárias para que se tivesse a real visão dos resultados.
  • Dificuldades em manipular dados estratégicos no sistema de ERP.
  • Criação de novos e precisos indicadores de resultado.
  • Ordenação de todos os testes efetuados em paralelo com o dia a dia da operação dos negócios.
  • Implementação final do novo modelo de trabalho.

      RESULTADO

  • Aumento real das margens de contribuição, atestado e confirmado pelos resultados operacionais. 
  • Itens com baixa contribuição passaram a ser monitorados individual e gradativamente, com resultados otimizados através de ações inteligentes e bem elaboradas.
  • Aspectos de resultados e custos dissecados, levando à criação de estratégias comerciais eficazes explorando o mix de produtos.

Reorganização dos Processos de RH

CONTEXTO

O cliente vivia uma fase de grande crescimento e, consequentemente, sua estrutura organizacional se expandia também. Entretanto, a área de RH não acompanhava este crescimento e se posicionava de forma estritamente operacional, quando as necessidades já apontavam para um RH mais proativo e estratégico. 

OPORTUNIDADE

O RH muito operacional não conseguia atender à demanda de ações estratégicas no nível que uma empresa arrojada exige. Sendo as operações do RH muito manuais, havia muitos erros devidos ao grande número de operações geradas pelo crescimento. Os erros ocorriam principalmente no pagamento de férias, horas-extras dos funcionários, recolhimentos de impostos e encargos, etc., gerando uma avaliação ruim do RH por parte dos colaboradores e também por parte da alta gestão da empresa, sobretudo por contas das frequentes autuações. 

PROJETO

O projeto se iniciou buscando mapear  todas as falhas do departamento de RH e também avaliando quais seriam os cargos mais estratégicos e quais os  mais operacionais. Neste cenário, foi feita uma avaliação do perfil psicológico de cada colaborador versus aquele mais adequando ao respectivo cargo, buscando  o melhor “match” possível. A partir desta análise, foram remanejados os profissionais. Feita esta reengenharia de cargos, com adequação dos colaboradores, iniciou-se uma revisão geral dos processos e sistemas de informação e gestão. Para os cargos em que não havia disponível pessoa com as características necessárias, foram contratados profissionais de mercado. O processo todo ocorreu com total transparência, o que foi muito bem visto pelos funcionários da empresa.

ABORDAGEM

Após análise criteriosa, houve modificações relevantes na área, incluindo a criação do “Núcleo Assistencial”, voltado a tratar de assuntos diretamente ligados a necessidades da comunidade. Outro ponto muito importante foi a redução drástica de operações manuais, buscando automação ou revisão total dos processos para minimizar as tarefas manuais que o RH até então tinha que operacionalizar. Esta automação trouxe um aumento substancial na produtividade e reduziu muito a ocorrência de erros.

Reorganização dos Processos de RH

       

     

         FATORES CRÍTICOS

  • Reengenharia dos cargos para adequá-los às necessidades estratégicas  da empresa
  • Direcionamento das pessoas aos cargos em que estas se encaixam melhor, mantendo porém a motivação de todo o departamento.
  • Revisão de processos para aumentar a produtividade do departamento, de modo a executar todas as tarefas sem necessidade de incremento de pessoas, mesmo com uma empresa muito maior e com demandas aumentadas, quando comparadas à situação original.
  • Treinamento de todo o pessoal para melhorar a postura, saindo de um posicionamento muito operacional para um posicionamento mais estratégico e proativo. 

     

RESULTADO

O resultado final foi um grande sucesso, medido pelo alcance de objetivos:

  • Readequação de cargos para atender às necessidades mais estratégicas da empresa;
  • Readequação das pessoas aos cargos, mantendo a motivação geral do time do RH;
  • Aumento substancial da produtividade geral do departamento;
  • Reposicionamento interno do RH, passando de meramente operacional a estratégico, o que trouxe resultados diferenciados para a empresa;
  • Foco dado pelo  “Núcleo Social” a um apoio muito maior à comunidade, projetando ainda mais o nome da empresa na região;
  • Execução de vários treinamentos para apoiar as pessoas a um nível muito superior de desempenho.

Reorganização da Logística para Suporte ao Aumento de Vendas

CONTEXTO

A empresa experimentou grande aumento de vendas e sua Logística não conseguia atender com bom desempenho aos diversos requerimentos. Além disso, o custo geral de logística estava crescendo a taxas maiores do que o crescimento de vendas, defasando assim a relevância das despesas de logística.

OPORTUNIDADE

Com uma roteirização de entrega de produtos com baixa produtividade,  com falta de planejamento adequado na expedição para carregamento dos caminhões, e ainda sem um treinamento efetivo do time envolvido, os resultados obtidos não eram nada competitivos. A operação em um turno de 12 horas estava desgastando o time como um todo e a pressão para velocidade dos carregamentos causava crescimento importante na ocorrência de avarias. 

PROJETO

O projeto focou na busca de uma operação mais produtiva, que pudesse dar conta dos carregamentos, sem necessidade de turnos de 12 horas e com redução de avarias. Além disso, foi revista toda a roteirização para aumentar a produtividade na entrega, evitando-se atrasos ou necessidade de aumento do número de caminhões. Outro ponto relevante foi o treinamento dado a todos os envolvidos na operação, para que pudessem manter o mesmo nível de excelência no carregamento.

ABORDAGEM

Foi adotada uma abordagem na qual todos os operadores envolvidos foram ouvidos para opinar sobre soluções propostas para os problemas listados. Desta forma, criou-se um ambiente colaborativo, para escolha da melhor solução proposta para implementação. O treinamento dos operadores foi o ponto que ancorou o desempenho de todos num nível superior e que se manteve após a conclusão do projeto.

Reorganização da Logística para Suporte ao Aumento de Vendas

FATORES CRÍTICOS

  • Revisão de todas as operações de carregamento de todos os dias, para se buscar as melhores formas  mais produtivas de se fazer o carregamento;
  • Debate e revisão da roteirização de entrega de produtos, para ganhar mais produtividade;.
  • Implementação de nova operação de carga com mais produtividade e menos avarias.
  • Treinamento de todo o pessoal da expedição nos novos padrões de carregamento de caminhões.
  • Implementação de um time para revisão contínua da roteirização para fazer frente às constantes mudanças nos planos de entregas, criando assim um processo de vigilância e ajustes contínuos.

RESULTADO

O sucesso foi alcançado considerando as metas atingidas: 

  • Readequação dos roteiros de entrega, visando aumentar a produtividade
  • Mudanças nas operações de carregamento na expedição, buscando aumento de produtividade e redução de avarias.
  • Aumento de produtividade geral garantindo todas as entregas sem necessidade de turnos de 12 horas uma das metas do projeto.
  • Redução de 21 % nas avarias contra a  meta inicial de 15 %.
  • Ganho na percepção dos clientes, que passaram a receber os produtos nos horários esperados e sem avarias. 

Aceleração do Processo de Lançamento de Novos Produtos

CONTEXTO

A empresa estava há muito tempo oferecendo apenas 13 produtos ao mercado e viu-se numa situação de risco de perdas para concorrentes com um portfolio mais completo. Foi percebido que a adoção de procedimentos usuais para lançamento de novos produtos demoraria muito tempo, dando mais espaço de crescimento para a concorrência. O desafio era lançar muitos novos produtos no menor prazo possível.  

OPORTUNIDADE

Implementar 33 novos produtos no menor prazo possível, mantendo-se todos os padrões de qualidade. Revisar os 13 produtos existentes para também melhorar sias características, de forma a se alinharem melhor aos novos lançamentos.

PROJETO

O Projeto tinha no fator tempo seu maior desafio. Os padrões existentes indicavam um prazo de  1,5 anos para uma implementação deste tipo, quando a necessidade era de se fazer o lançamento em 8 meses. Este foi o fator crítico do projeto, pois não havia nenhuma metodologia já desenvolvida para se obter uma redução de prazo tão drástica. A decisão foi criar uma nova metodologia que pudesse produzir o resultado necessário. 

ABORDAGEM

Foi elaborado um cronograma por disciplina, com envolvimento individual de cada profissional, sobre qual seria a melhor abordagem para acelerar ao máximo cada etapa do projeto. Foi uma operação muito desgastante, visto que todos estavam muito pressionados pelo tempo e tendo que buscar alternativos de maior produtividade, sem nenhuma perda de qualidade do produto. Houve momentos de conversas francas para que todos pudessem colocar seus pontos mais críticos e assim conseguiu-se uma união maior do time para que todos pudessem ajudar um ao outro. Esta abordagem uma união muito forte no time, a única forma de transpor as barreiras.

Aceleração do Processo de Lançamento de Novos Produtos

FATORES CRÍTICOS

  • O exíguo tempo para lançar os 33 novos produtos e adequar os 13 existentes era o fator de maior desafio.
  • Outro ponto importante era o fato de que não havia espaço para erros ou novas tentativas de receitas e formulações que eventualmente não estivessem apresentando resultado na primeira corrida. 
  • O fato de não se ter metodologia para reduzir o prazo em 60% tempo era outro fator de muito impacto.

RESULTADO

Foi atingido o objetivo geral do projeto, ou seja, os 33 novos produtos foram lançados e os 13 existentes foram readequados –  todos dentro dos 8 meses de que a empresa precisava para não perder mais competitividade.

Além disso, criou-se uma união muito grande no time, pois no final todos estavam ajudando a todos. Este foi um grande legado que este projeto trouxe para a empresa. 

Restruturação da Área de Suprimentos

CONTEXTO

A empresa se deu conta de que seu departamento de Compras estava tendo uma atuação muito operacional, apenas focado em fazer “3 cotações para cada compra, independentemente do impacto que isto iria gerar” e sem metas para melhorar o desempenho do departamento como um todo. Além disso, era um departamento muito lento e que estava sendo criticado por toda organização.

OPORTUNIDADE

O desafio seria como mudar radicalmente o departamento de Compras, tornando-o mais rápido, mais eficiente e estratégico, além de trazer mais valor para a empresa. Além disso, era extremamente necessário gerar mais valor a curto e médio prazos, paralelamente, até que a grande transformação de um departamento mais estratégico do que operacional estivesse totalmente implementada.

 

PROJETO

A primeira etapa do projeto foi a busca de ganho de produtividade do time de Compras, que estava sobrecarregado. Assim, foram feitos medições de produtividade individuais (figura a esquerda) e também o mapeamento dos processos de Compras, buscando eliminar os erros e pontos de perda de tempo  figura abaixo, com os erros em amarelo. Assim, após redesenhados os processos e  eliminados os erros, o time partiu para a segunda etapa do projeto.

ABORDAGEM

Na segunda etapa, o foco era implementar Inteligência em Compras, trabalhando com os produtos e serviços estratégicos com um grupo de compradores e outro grupo com os produtos operacionais. Para os produtos estratégicos, que trazem maior impacto financeiro à empresa, foi implementado o conceito da Matriz de Kraljic (figura abaixo). Além disso, foi revisto o perfil de cada comprador, visando aloca-lo na frente mais adequada a suas características. 

Reorganização da Logística para Suporte ao Aumento de Vendas

FATORES CRÍTICOS

  • Os códigos dos produtos e serviços estavam desordenados e havia uma confusão grande entre produtos e famílias, o que dificultou muito o começo do trabalho de separar produtos estratégicos dos operacionais.
  • O projeto sofreu certa resistência de aceitação da mudança de estilo de trabalho (mais estratégico), pois o departamento operava há 20 anos de forma puramente operacional.
  • Houve necessidade de treinamentos mais requintados, para que alguns membros do time adquirissem habilidades de negociação estratégica.
  • Houve alguma dificuldade em buscar um ganho maior nas negociações, devido à resistência de manter fornecedores conhecidos e locais.

RESULTADO

O time se tornou mais produtivo e estratégico (realizando negociações a médio/longo prazos). Houve também uma melhoria substancial na simplificação dos códigos dos produtos e também em todos os sub-processos de Compras  veja figura ao lado: Procurement Pyramid.

Além disso, todos os compradores foram fortemente treinados para assumir uma posição mais estratégica nas negociações. 

Como resultado final, houve um retorno financeiro anualizado de cerca de R$ 2 milhões (produtos operacionais) e um potencial de R$ 19 milhões (produtos estratégicos)  Matriz Kraljic abaixo.

Revisão geral de Processos e integração entre Departamentos e Pessoas​

   CONTEXTO

A revisão do plano estratégico pelo cliente validou um conjunto de projetos estratégicos, entre eles um que visava melhor integração de processos e  pessoas e departamentos. Não era claro quais processos estavam bem formalizados, com práticas aderentes aos requerimentos estratégicos, nem qual o tamanho do esforço requerido, assim como as prioridades. 

OPORTUNIDADE

Nossa recomendação foi partir de um bom entendimento da estratégia recém revisada, mapear os processos existentes e entender a cadeia de valor da organização, para assim priorizar os processos que de fato mereceriam um esforço profundo de revisão. 

 

PROJETO

O Projeto foi idealizado em 3 fases:

[1] Análise e Diagnóstico: definir o que fazer, 

[2] Implementação: revisar e implementar os processos selecionados em [1], e 

[3] Estabilização, garantir que os processos mais complexos sejam acompanhados mais de perto até que estabilizem plenamente e entreguem o que deles é demandado.

ABORDAGEM

A Análise e Diagnóstico determinaram que os seguintes processos eram prioritários:

  • Monitoramento da Estratégia
  • Gestão dos Projetos Estratégicos
  • Captação de Parcerias
  • Gestão de Carreiras e Compensações
  • Processos Jurídicos

Adicionalmente, foi desenvolvido um programa customizado de Capacitação em Gestão.

FATORES CRÍTICOS

  • Havia um plano estratégico em vigência, com seus vários projetos em pleno andamento. Assim, ao mesmo tempo em que vinham sendo desenhados, foram já praticados o Monitoramento da Estratégia e a Gestão dos Projetos Estratégicos, em tempo real.
  • O redesenho do processo de Captação de Parcerias revelou-se crítico por necessitar contemplar simultaneamente interesses estratégicos da organização com sustentabilidade financeira.
  • Em Gestão de Carreiras e Compensações, o habilitador inicial foi o desenvolvimento de um processo estruturado de avaliação de desempenho por múltiplas fontes, com técnicas de feed-back e PDIs – Planos de Desenvolvimento Individual.
  • Em Processos Jurídicos, o desafio foi otimizar fluidez com boa gestão de riscos.

RESULTADO

 

  • Elaborada uma nova estratégia, mais adequada às necessidades emergentes da organização.
  • Novos projetos identificados e gestores designados e preparados para a condução dos mesmos.
  • Projetos em parceria com entidades externas à organização avaliados sob sua identidade qualitativa e quantitativa.
  • Papéis e responsabilidades atribuídos aos colaboradores.
  • Competências requeridas para todos os níveis de colaboradores da organização definidas e acompanhadas por meio de um sistema de gestão único e específico.

Diagnóstico para Implementação de Melhorias Operacionais

   CONTEXTO

O cliente realiza anualmente um Workshop de Planejamento Estratégico, do qual participam Acionistas, Conselheiros e Líderes. Neste evento, entre outras atividades, são discutidos os principais problemas operacionais constatados ao longo do ano e as propostas de iniciativas recomendadas. Em 2018, particularmente, os resultados foram fortemente impactados por questões operacionais a serem resolvidas, tendo a liderança optado então por dedicar um dia inteiro ao tratamento destas questões, envolvendo também a média liderança. 

OPORTUNIDADE

Nossa recomendação foi realizar um diagnóstico totalmente participativo, de modo que todos os gestores e mesmo operadores pudessem ser ouvidos e expor seus pontos de vista.

PROJETO

O Projeto foi idealizado para atender a 4 áreas alvo de melhorias operacionais urgentes: PCP, Produção, Manutenção e Precificação.

ABORDAGEM

Durante 2 semanas consultores experientes se dedicaram a fazer entrevistas, levantar dados, fazer observações de campo, mapear os processos alvo e documentar todas as oportunidades de melhoria levantadas.

Este material gerou insumos para a realização de um Workshop de dia inteiro, com a participação de cerca de 35 pessoas, em que as oportunidades foram apresentadas, validadas e priorizadas para se transformarem em iniciativas para execução em 2019.

FATORES CRÍTICOS

O principal fator foi deixar claras e transparentes as premissas de execução do trabalho:

POR QUE ESTAMOS AQUI HOJE

  • Discutir nossas operações
  • Entender nossos problemas
  • Exercer empatia e obter concordância
  • Priorizar o encaminhamento de soluções

QUAIS AS REGRAS DO JOGO

  • Despir-se do papel funcional, olhar o todo 
  • Aceitar que o consenso nem sempre é atingido
  • Focar a discussão nos fatores mais críticos
  • Respeitar aos colegas: enquanto um fala, ouça
  • Exponha suas opiniões, estamos aqui para isso

AS LIMITAÇÕES DESTE TRABALHO

  • Não é um trabalho de diagnóstico aprofundado
  • Não traz conclusões indiscutíveis
  • Não trata as soluções
  • Não constrói planos de ação completos 

      RESULTADO

  • Os participantes trabalharam em grupos multidisciplinares, levantando todos os problemas daquele tema, em suas visões.
  • Na sequência, foram apresentadas aos grupos as questões levantadas pela consultoria, nas 2 semanas de análise. Muitas questões foram naturalmente comuns, mas houve a oportunidade de complementar o quadro.
  • Na sequência, todos os grupos discutiram e priorizaram as 5 questões mais urgentes a serem endereçadas. Foi realizada então uma apresentação de cada grupo, com votação em planária dos 5 itens prioritários por tema, já que havia 2 grupos por tema.
  • O resultado final foi um conjunto de 20 ações prioritárias – 5 em cada um dos 4 temas – a serem endereçadas em 2019.
  • O fato mais relevante é o senso de propriedade criado por meio deste processo.

Rentabilidade por SKU: o caminho para se chegar lá.

CONTEXTO

Todos sabemos das dificuldades em se calcular a rentabilidade de seus produtos. Quando essa necessidade revela ainda maior profundidade analítica, os obstáculos para se conseguir a participação de cada item dos custos nas embalagens tornam-se ainda maiores. E como trabalhar isso com a força de vendas, de maneira segura e precisa?

OPORTUNIDADE

O desafio residia justamente em proporcionar, além de critérios mais exatos na distribuição dos custos indiretos para cada embalagem dos produtos, utilizar o fator rentabilidade como aliado no momento do fechamento dos pedidos. Tudo isso sem impactar na sigilosidade das informações financeiras. 

 

PROJETO

Foi imperativo trabalhar os conceitos existentes sob uma perspectiva diferenciada, de fora para dentro. O olhar restrito à Direção e equipe de custos pôde, enfim, ser compartilhado com os estrategistas e profissionais das áreas de Marketing e Vendas. Vender volume ainda é uma boa estratégia. Mas vender lucratividade sem temores de impactos mercadológicos tornou-se o objeto de desejo de empresas vencedoras.

RESULTADO

Um aumento de 10,5% na margem líquida final após 10 meses de projeto só foi possível através de uma estratégia muito bem estruturada, baseada na ciência dos dados existentes e simplicidade operativa. Resultados similares ou ainda maiores se apresentaram ao longo dos anos em nossos clientes. Essa estratégia pode ser incorporada aos mais diversos ramos de negócios, e se adapta de maneira simplificada a qualquer ambientação vivenciada pelas equipes de vendas.

Determinação do Índice de Maturidade para entrada na Indústria 4.0

   CONTEXTO

O cliente está sensibilizado para a importância do tema e vem tratando há tempos com fornecedores especializados de equipamentos, automação, sensorização e software especializado para a manufatura digital – ou Indústria 4.0.

OPORTUNIDADE

Nossa recomendação foi a de realizar a Determinação do Índice de Maturidade para a Indústria 4.0, com o objetivo de orientar e priorizar as ondas de implementação das diversas iniciativas requeridas rumo à jornada 4.0, de modo otimizado e balanceado.

 

PROJETO

O Projeto consistiu na aplicação sistematizada e de modo processual da ferramenta Índice de Maturidade. O embasamento na construção desta ferramenta é a metodologia desenvolvida pela ACATECH – Deutsche Akademie dr Technikwissenschaften

ABORDAGEM

O diagnóstico se deu através de entrevistas, análise de dados e observações, contemplando as 4 dimensões preconizadas pela metodologia.

FATORES CRÍTICOS

Os conceitos de Indústria 4.0 são de certa forma ainda incipientes na maioria das organizações brasileiras, especialmente as nacionais e as de médio porte.  Assim, torna-se importante uma abordagem de modo holístico, tratando o assunto como uma jornada – essencial, porém ordenada e disciplinada – com passos bem pensados e priorizados.

É essencial que haja compreensão plena pelos líderes da organização das dimensões envolvidas e das dificuldades reais para se obter a necessária evolução em cada uma destas dimensões.

RESULTADO

Por meio da aplicação criteriosa do diagnóstico, foi possível a leitura clara não só do estágio atual de maturidade, por área examinada, como também esboçar de forma preliminar o roadmap recomendado para a evolução.

Não fez parte do trabalho mas é altamente  recomendável o desdobramento deste roadmap em planos de ação detalhados, com responsáveis, datas e métricas.